4 de outubro de 2013
Mascotes são aqueles personagens que as marcas utilizam para deixá-las mais humanas e próximas de seus clientes. Normalmente são desenhos simpáticos e, em alguns casos, simbolizam alguma história ou característica da marca.
Um talentoso ilustrador brasileiro, chamado Fábio Rex, foi além e as deixou ainda mais simpáticas. Rex fez releituras de mascotes de marcas famosas e deu-lhes um tom mais caricato. Selecionamos as que têm relação com alimentos e bebidas. Confira abaixo!
- O tradicional logotipo com a famosa carinha da ELMA CHIPS, já possuiu três versões durante a história da marca. Recentemente a marca apresentou sua nova identidade visual, em substituição ao tradicional logotipo da carinha, que, em sua última versão havia sido introduzida em 2000. O novo logotipo é muito semelhante ao da batata frita LAY, também de propriedade da FRITOLAY.
- O famoso ícone da marca JOHNNIE WALKER, chamado de Striding Man, ou andarilho, foi criado em 1908. A tradicional figura, com chapéu de pele de castor, túnica vermelha, calça branca botas de montaria, e monóculo inquisitor, representava com elegância o progresso, pioneirismo e a saga da família Walker.
- A mascote da Kellog’s, o Tigre Tony (Tony the Tiger), surgiu nos anos 50 e até hoje é usada nas embalagens dos produtos.
- O KFC ou Kentucky Fried Chicken explora a antiga receita de frango frito do Kentucky, criada pelo Coronel Harland Sanders, fundador do KFC, em 1939.
- Leite Moça – A marca pertence à Nestlé. É a versão brasileira da marca americana Milkmaid, da espanhola La Lechera e da francesa La Laitère.
- Nestlé – O símbolo da empresa, que mostra uma família de pássaros, vem do nome em alemão suábio da empresa, que significa “ninhozinho”.
- Starbucks – O nome da empresa foi inspirado pela personagem Starbuck do livro Moby Dick, assim como um campo de mineração no Monte Rainier, Starbo ou Storbo. Seu logotipo apresenta uma sereia com duas caudas.
- Toddynho é uma linha tradicional de produtos achocolatados fabricados pela PepsiCo. Seu lançamento foi realizado em 1982 com a propriedade e marca da Quaker Oats, tendo como público-alvo o infantil. A bebida láctea achocolatada é o seu produto mais conhecido e é distribuída em embalagens de 200 ml.
- McDonald’s – “Ronald McDonald” foi um palhaço criado para substituir o bozo nos comerciais da rede de fast-food.
- O “velho da Quaker” simboliza integridade, honestidade, pureza e é inspirado nos pertencentes a um grupo religiosos chamado “Sociedade Religiosa dos Amigos”.