Receita de Risoto de Funghi

em

Receita de Risoto de Funghi

O Risoto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arborio, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando caldo de carne e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido. Existem vários tipos de Risotto, mas um dos mais gostosos é feito com fughi, […]

Ingredientes
  • - 02 xícaras de chá de arroz arbóreo
  • - ½ cebola, picada
  • - 20 g de funghi seco, picado
  • - 01 xícara de chá de vinho branco
  • - 1 ½ l de caldo de galinha ou carne
  • - 04 colheres de sopa de manteiga
  • - 04 colheres de sopa de queijo parmesão, ralado

O Risoto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arborio, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando caldo de carne e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido. Existem vários tipos de Risotto, mas um dos mais gostosos é feito com fughi, que é um tipo de cogumelo. Vale a pena conferir essa receita!

Modo de Preparo da receita: Risoto de Funghi

Numa tigela, coloque o funghi e cubra com água morna. Deixe de molho por 30 minutos. Numa panela, coloque o caldo de galinha e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e reserve. Em outra panela, coloque metade da manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e misture por 4 minutos ou até que fique transparente. Junte o arroz e misture por 2 minutos em fogo alto. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Retire o funghi da água e coloque na panela. Refogue por 1 minuto.

Mantenha a panela com o caldo em fogo baixo. Na panela com o arroz, acrescente 1/3 do caldo e mexa até secar. Junte mais 1/3 do caldo e mexa sem parar até que seja absorvido. Adicione o restante, aos poucos, verificando a consistência do risoto. Ele deve ficar úmido e com o arroz al dente. Quando atingir o ponto de risoto, desligue o fogo e adicione o restante da manteiga. Misture parmesão ralado e sirva bem quente.

Dica: Adicione o caldo aos poucos e ir misturando sempre para o arroz liberar o amido. A última parte do caldo não necessariamente deve ser adicionada por completo. Verifique a consistência!

Crédito da receita: Fernanda Munareto

Quem fez...

2 Comentários

  •  
    Kelly

    14 de dezembro de 2011 at 11:15

    Responder

    Tentei fazer esta receita mas acho a quantidade de caldo de galinha/carne está errada. Com esta quantidade, fica tudo muito mole. Acho que 1 litro de caldo, no máximo, é suficiente para esta quantidade de arroz.

    Abraços

    •  
      Rafa Vitoriano

      14 de dezembro de 2011 at 23:46

      Responder

      A última parte do caldo não necessariamente deve ser adicionada por completo. Conforme a dica, vá adicionando aos poucos e verificando se já está ao seu gosto. Isso pode variar de acordo com a qualidade do arroz, tipo de panela e intensidade da chama do fogão…

Que tal dar sua opinião?

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos abrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

mytaste.com.br