Receita de Povitica

em , ,

Receita de Povitica

Você sabe o que é uma Povitica? É um pão doce croata delicioso que é servido nas festas de final de ano. É uma ótima receita para aquele café da manhã ou lanche especial. Modo de preparo da receita: Povitica Numa tigelinha, misture o açúcar, a farinha e o fermento e junte a água. Misture […]

Ingredientes
  • - ½ colher de chá de açúcar
  • - ¼ colher de chá de farinha de trigo
  • - 02 colheres de sopa de água morna
  • - 1 ½ colher de chá de fermento biológico seco
  • - 1/2 xícara de leite integral
  • - 03 colheres de sopa de açúcar
  • - 01 de colher de chá de sal
  • - 01 ovo grande ligeiramente batido
  • - 01 colher de sopa de manteiga sem sal, derretida
  • - 02 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
  • - 01 lata de leite condensado ou nutella (para o recheio)

Você sabe o que é uma Povitica? É um pão doce croata delicioso que é servido nas festas de final de ano. É uma ótima receita para aquele café da manhã ou lanche especial.

Modo de preparo da receita: Povitica

Numa tigelinha, misture o açúcar, a farinha e o fermento e junte a água. Misture bem, cubra e deixe descansar uns 5 minutos até ficar com aparência esponjosa. Enquanto isso, esquente o leite até começar a espumar mas não deixe levantar fervura. Apague o fogo e deixe amornar. Em uma tigela grande, misture o leite, o açúcar e o sal. Junte o ovo, a mistura de fermento, a manteiga derretida e meia xícara da farinha e misture bem. Adicione farinha aos poucos, misturando bem até que fique difícil de mexer com a colher.

Passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove bem a massa, encorporando farinha aos pouquinhos, até ficar macia, lisa e não grudar mais. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e vire-a para que fique untada por todos os lados. Cubra com um plástico e deixe descansar até dobrar de volume, de 1 a 2 horas.

Para montar, pegue uma de mesa bem limpa e forre uma mesa para abrir a massa. Polvilhe a toalha com um pouquinho de farinha de trigo (use o mínimo possível). Abra a massa com o rolo até que fique bem fina. Para afiná-la mais ainda, estique-a usando o dorso das mãos. Espalhe o recheio uniformemente (pode ser uma mistura chocolate com nozes ou nutella) sobre toda a superfície da massa, e depois enrole como um rocambole, usando a toalha para auxiliar.
Como não tinha nem chocolate, nem nozes e nutella, coloquei uma leite condensado mesmo. Ficou uma delícia! Vai ficar um rocambole comprido e fino que deverá ser acomodado numa forma de pão de forma. Deixar descansar por meia hora. Pincele o pão com 2 colh. de sopa de café preparado bem forte e adoçado com 1½ colh. de chá de açúcar (frio)
Pré-aqueça o forno a 180°C (moderado). Asse a esta temperatura por 15 minutos, depois diminua para 150°C (bem fraco) e asse por mais uns 45 minutos. Se achar que ele está corando demais, poderá proteger com papel alumínio.

Quem fez...

Que tal dar sua opinião?

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos abrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

mytaste.com.br