Receita de Fondue de Queijo

em ,

Receita de Fondue de Queijo

A receita de fondue (fala-se fondi) foi criada na Suíça (acredita-se que na região franco-suiça de Jura/Savoie). Em virtude das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses, para não morrer de fome, aproveitavam os restos de queijo, já que eram produtores de leite e fabricavam muito queijo.

A iguaria só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.

Aqui no Brasil, o fondue é ideal para ser consumido nos meses do inverno.

Ingredientes
  • - 250g de queijo gruyère
  • - 250g de queijo emmental
  • - 01 pitada de noz moscada
  • - 01 dente de alho
  • - 180ml de vinho branco seco
  • - 20ml de conhaque (opcional)
  • - 01 colher (sopa) de amido de milho

Modo de preparo da receita: Fondue de Queijo

Junte os queijos e rale-os num processador (na falta de um, use um ralador ou liquidificador mesmo). Dissolva o amido de milho e a noz-moscado no vinho branco com o conhaque. Esfregue o alho na panela afim de realçar o sabor. Despeje os queijos e o líquido na panela e misture, em fogo baixo, até que esteja uma mistura uniforme, ou seja, tudo derretido.

Se a mistura ficar muito líquida, dissolva mais um pouco de amido de milho em um copo com água e adicione.

Para servir o fondue, dê preferência ao pão italiano cortado em cubos, pois é mais consistente, mas nada impede que você use outro, até pão dormido.

Quem fez...

Que tal dar sua opinião?

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos abrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

mytaste.com.br