Receita de Como Fazer Feijão

em

Receita de Como Fazer Feijão

Receita de feijão. Tem prato mais presente na casa do brasileiro? Na companhia do arroz então é imbatível! Aprenda como fazer um feijão dos Deuses!

Ingredientes
  • - 500g de feijão
  • - 2l de água
  • - Sal a gosto
  • - Linguiça calabresa a gosto
  • - Bacon a gosto
  • - 01 cebola média
  • - 04 dentes de alho

Receita de feijão. Tem prato mais presente na casa do brasileiro? Na companhia do arroz então é imbatível! E o que é melhor: o consumo em quantidades de média a alta de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias (Fonte: Wikipedia).

Muita gente ainda sente dificuldade na hora de fazer feijão, principalmente pela necessidade de usar a temida panela de pressão (que realmente não é fácil). Mas vamos desmistificar este preparo:

Receita de Como Fazer Feijão

É sempre bom lembrar que embora não haja grandes alterações, essa receita de feijão segue uma regra geral. Dependendo do tipo e qualidade do grão um ou outro passo pode mudar, como por exemplo o tempo que vai demorar a cozinhar. Peça dicas a cozinheiras da sua família sobre qual marca/tipo de feijão da sua região rende um bom caldo.

Vamos lá:

1. Pegue o pacote de feijão (500g). Despeje sobre uma mesa e remova as pedrinhas e grãos irregulares, estranhos etc.

2. Lave bem por pelo menos 3 vezes. Ou seja: lave e escorra repetidamente. O mais correto é deixar o feijão de molho num recipiente com água (com algumas gotinhas de limão ou soro de iogurte) de um dia para o outro (deixar os grãos de molho garante um prato mais nutritivo e a redução de algumas substâncias que podem ser nocivas ao nosso organismo).

3. A panela de pressão mais comum é a de 4,5l. Acrescente 2 litros de água e o feijão. Tenha sempre atenção para não encher demais a panela. Deixe cozinhar de 30 a 40 minutos (após começar a chiar). Desligue o fogo. Abra a panela (antes retire a pressão – siga nossas dicas de como usar a panela de pressão, cuidado com acidentes) e confira se está bem cozido. Aí varia de gosto, se você prefere o grão mais ou menos durinho. Caso seja necessário, acrescente água e deixe cozinhar mais um pouco.

4. Caso vá congelar para consumir aos poucos, esta é a hora. Para preservar o sabor, só tempere o que for consumir.

Beleza, o feijão está cozido, agora faremos o caldo

Aqueça o azeite numa panela, acrescente a cebola e o alho (picadinhos) para reforgar. Acrescente o bacon e a linguiça cortados em pedaços ao seu gosto.

Agora é só juntar tudo ao feijão na panela. Misture suavemente e deixe cozinhar um pouco em fogo baixo na panela de pressão se tampa mesmo. O ponto de sal fica ao seu critério. Comece com uma colher de sopa rasa de sal. Uma ou duas folhinhas de louro também dão um toque especial.

Quem fez...

29 Comentários

Que tal dar sua opinião?

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos abrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

mytaste.com.br