Receita de Bacalhau à Moda do Porto

em , ,

Receita de Bacalhau à Moda do Porto

Esta receita de bacalhau à moda do porto tem rendimento para 4 pessoas e é fantástica! Sempre tive vontade de postar receitas com sugestões de harmonização com vinhos. Esta é a primeira!

Ingredientes
  • - 650g de lombo de bacalhau dessalgado
  • - 250g de batatas
  • - 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • - 2 cebolas roxas médias
  • - 50 ml de vinho tinto
  • - 100g de azeitonas pretas sem caroço
  • - Pimenta a gosto
  • - Sal para correção

Esta receita de bacalhau à moda do porto tem rendimento para 4 pessoas e é fantástica! Sempre tive vontade de postar receitas com sugestões de harmonização com vinhos. Esta é a primeira! Claro que, como entendo pouco, sempre utilizarei especialistas como fonte.No caso de uma receita de bacalhau, nem é muito difícil adivinhar, certo? Neste caso, o recomendado foi um vinho português chamado Quinta do Alqueve da safra de 2007, tipo tradicional.

Modo do preparo da receita: Bacalhau à Moda do Porto

Sele o lombo de bacalhau por aproximadamente 1 minuto de cada lado com a frigideira bem quente. Com ele já selado, leve ao forno médio (cerca de 200 graus) pré-aquecido por 12 minutos. Cozinhe as batatas e bata no liquidificador com a manteiga até que fique um creme bem uniforme. Adicione sal a gosto. Corte as cebolas em rodelas finas, salteie em frigideira quente com azeite até caramelizar e adicione o vinho para deglaçar. Pique as azeitonas pretas em pedaços bem pequenos e agregue azeite.

Deglaçar do francês déglacer, que significa dissolver. Refere-se a técnica do desprender do fundo do recipiente com a ajuda de um caldo, vinho ou simplesmente água, as substâncias solidificadas resultantes de assado ou fritura.

Montagem do Prato

Espalhe o creme no fundo do prato e faça um traço com a cebola deglaceada. Coloque o lombo no centro do prato e espalhe pelas bordas a azeitona com azeite. Tempere com pimenta do reino a gosto. Se preferir regue um pouco de azeite sobre o bacalhau. Sirva imediatamente.

Esta receita de bacalhau à moda do porto é uma releitura. A batata dourada foi trocada pelo creme de batatas.

Fonte desta receita de bacalhau: www.wine.com.br

Quem fez...

2 Comentários

  •  
    Borges

    11 de agosto de 2011 at 12:08

    Responder

    Achei a receita muito interessante, vou preparar para este final de semana e espero que as pessoas gostem do prato.
    Em outro momento vou aproveitar a oportunidade para postar uma receita de paella Valenciana como se praparava na Espanha há 60 anos. Aprendi a receita com minha sogra que era da região de Valencia. Quando preparo esta receita todos adoram.

  •  
    HELENA QUINTANA MINCHIN

    8 de março de 2015 at 11:17

    Responder

    Estou buscando receitas que utilizem bacalhau em postas – que farei pela 1ª vez hoje! tenho batatas de boa qualidade, o bacalhau, alho, bons azeites, azeitonas pretas, pimenta do reino e pimenta cambuci (da nossa região sul de SP, excelentes como substitutas do pimentão, por serem mais ´adocicadas´…). Esta receita me parece muito boa – e vou realizá-la! mas creio que manterei a base com as batatas salteadas no azeite, ao invés do ´purê´… grata por disponibilizá-la!

Que tal dar sua opinião?

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos abrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

mytaste.com.br