Como cozinhar aipim (mandioca)?

em

Como cozinhar aipim (mandioca)?

Aipim, mandioca ou macaxeira. Esta raiz tem vários nomes, mas o seu sabor é único! Aprenda como escolher, conservar e cozinhar.

Ingredientes
  • - 500g de aipim
  • - Água o quanto baste
  • - 1 colher (chá) de sal

Aipim, mandioca ou macaxeira. Esta raiz tem vários nomes, mas o seu sabor é único! Aprenda como escolher e cozinhar.

Vale lembrar que, além de ser uma delícia, a mandioca é uma boa fonte de carboidratos e vitaminas do complexo B. Aqui em casa sempre fazemos receitas com aipim, já que evito o consumo de batata inglesa. No sudeste ele é bastante consumido, mas nada se compara com o nordeste. Lá tem macaxeira até no café da manhã.

Como escolher aipim: O segredo está na parte branca. Ela deve estar o mais uniforme possível, se tiver manchas mais escuras não compre. Outra dica é conferir a casca. Se tiver um pouco úmida e se soltando com facilidade é garantia de um bom aipim.

Quando comprar: Você encontra aipim o ano todo, mas melhor período para comprar vai de maio a agosto – é a melhor época, quando rende mais, logo as mandiocas estão mais baratas.

E para conservar? Um ponto negativo é que ele estraga com facilidade, sendo assim, compre somente o que vá consumir no curto prazo (poucos dias). A melhor maneira para conservar, é descascar a mandioca, cortar em pedaços e deixar dentro de um recipiente com água e conservado na geladeira.

Vamos ao que interessa: Como cozinhar aipim (mandioca)?

Como escolher aipim (mandioca)?

Não tem mistério. Depois de descascado, basta colocar em uma panela pedaços de, no máximo, 5 dedos de largura (para facilitar o cozimento), cobrir com água e adicionar sal a gosto. Em média demora de 25 a 35 minutos em panela normal e de 15 a 20 na panela de pressão (dependendo da quantidade, é claro).

DICA: não deixe parte do aipim fora da água. Se evaporar, complete com mais um pouco.

DICA 2: A mandioca estará pronta quando começar a se “abrir” e ficar bem macia.

DICA 3: Você pode fritar a macaxeira cozida… nham! Seque bem (pode cortar em pedaços menores), aqueça o óleo em um frigideira, coloque os pedaços gentilmente no óleo quente e frite até dourar.

Quem fez...

5 Comentários

Que tal dar sua opinião?

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos abrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

mytaste.com.br