Receitas e histórias sobre a Páscoa

By: Rafael Vitoriano

16 de março de 2010

0 Comments

Você sabe qual a origem da palavra Páscoa? Dizem os historiadores que “Páscoa” tem origem religiosa e vem do latim Pascae, na Grécia Antiga há registros desse termo também como Paska, mas sua origem mais remota vem do Hebraico, Pessach, que significa Passagem, e seria a data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

A Páscoa como conhecemos no Ocidente, é um evento religioso cristão, no qual é celebrada a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. A Páscoa e o Pessach são eventos diferentes que não devem ser confundidos. Confundi-los, seria como substituir um grande evento da religião judaica por outro grande evento da religião católica.

Tá bom, mas e a história do ovo de páscoa?

Páscoa - História e receitas

Páscoa - História e receitas

A tradição original, diga-se de passagem (com perdão do trocadilho) era um ritual pagão, no qual pintavam-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos diversos. Aqui no Brasil, como em alguns outros países, os ovos cozindos foram substítuidos por ovos de chocolate. Eostre ou Ostera é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. Na primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. Claro que um coelhinho é muito mais simpático que uma lebre, né?

Ok, isso eu entendi, mas me fala aí: Por que não se come carne na sexta-feira Santa?

A Sexta-feira Santa, ou ‘Sexta-feira da Paixão’, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. A Sexta-Feira Santa passou a ser um dia de penitência, antigamente a Igreja determinava fazer jejum, comer pouco, abster-se de carne vermelha porque eram os maiores prazeres da época, só por isso. Ou seja, não adianta abster-se de carne vermelha e fazer um banquete super exagerado com peixes e frutos do mar, essa não era a ideia.

Hummm, aprendi muito sobre a história, mas e as receitas para a Páscoa?

Aha, que jejum que nada! O importante é fazer sempre o bem ao próximo. E como nossas especialidades são as receitas, nesta Páscoa não vamos deixar você na mão.

Algumas receitas de Páscoa do Receitas Demais:

Receita de Cuscuz de Camarão

Receita de Peixe Tropical

Receita de Salada com Camarão Grelhado

Receita de Bacalhau com Natas

Receita de Empadão de Bacalhau com Batatas

Receita de Croissant de Chocolate

Receita de Ovo de Páscoa

Que tal dar sua opinião?

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos abrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*