Pâtisserie: Só mil folhas para definir as delícias do chef Ariel Lettieri

By: Renata Fas

24 de setembro de 2012

1 Comments


No meio de uma semana bem agitada, quando você só pensa em se jogar numa cama gigante e fofa, é que aparecem as propostas mais gostosas e VIPs. Se você pensou que isso é papo de gordinha, está enganado. É papo de quem gosta de comer bem. Bom, estou me referindo ao convite nada light que fechou a semana com chaves de chocolate: uma degustação, em primeira mão, da nova coleção de pâtisserie do restaurante Le Pré Catelan, que fica no Sofitel Rio de Janeiro, em Copacabana, elaborada pelo chef pâtissier Ariel Lettieri (fofo!), e que será apresentada ao público durante Festival, em outubro.

Para quem não sabe pâtisserie, é um tipo de confeitaria francesa especializada em bolos e doces. Diante dessa oportunidade, não pensei nem duas vezes nas calorias! Quando cheguei no Le Pré Catelan me senti entrando na fantástica fabrica de chocolate. A decoração toda em chocolate estava incrível e tinha tanta variedade para provar que fiquei até tímida. O cardápio incluiu: croustillant chocolate, macaron choco-maracuja, millefeuille baunilha, chocolat de gingembre, chocolatde gianduja noisette au caramel ´orange, pão de passas a la pistache, gran brioche à tête, palmier natural, chocolate e pistache, panetone e muito mais.

Comecei pelo cake frutas que tinha amêndoas acompanhado de um suco de laranja. Amo Amêndoas!!! Dando sequência, provei o chocolate de gengibre que me conquistou profundamente! Era tão gostoso e por dentro o recheio era tipo uma bala puxa-puxa (fiquei dias pensando nesse bombom). Outros destaques foram: mil folhas de baunilha, tão leve que desmanchava na boca (Só comi algo parecido em Barcelona), e o macaron de chocolate com recheio de maracujá (misturado com manga e um pouco de tamarindo) na consistência de uma geleia. Estava tudo sen-sa-cio-nal! Além disso, também provei brioches, trufas, panetone e eles têm um menu de chás incríveis que vale conferir.

Agora chegou a hora de falar do Chef. E que Chef hein! Nascido na Argentina e com dez anos de experiência na Europa, Ariel Lettieri, 34 anos, trabalhou por quatro anos na melhor confeitaria do mundo, a Lenôtre. Simpático, bonito, atencioso e comprometido, o chef respondeu todas as nossas perguntas sobre as receitas e até curiosidade pessoais.

Você sabia que mil folhas francês tem seus segredos? Ariel ficou de contar para nós numa outra visita. E nós vamos com certeza! Outra curiosidade: Você acredita que o chef confeiteiro não é fã de doce? Ele prefere salgados e o nosso prato mais brasileiro: arroz, feijão e farofa. Tudo bem Ariel, depois dessa experiência gastronômica maravilhosa, a gente deixa você curtir o nosso feijão com arroz.

E aí, curtiu? Aparece lá no Sofitel:

Festival de Pâtisserie

Restaurante Le Pré Catelan, Sofitel Rio de Janeiro Copacabana

Endereço: Av. Atlântica, 4.240, nível E – Copacabana – Rio de Janeiro

Data e Horário: 10 e 11 de outubro, de 15h30 às 18h30

Valores: R$ 80,00 + 10%

Reservas: (21) 2525-1206

1 Comentário

  •  
    Pâmela Correa

    6 de novembro de 2013 at 22:16

    Responder

    além do paladar e do sabor, não só os brasileiros, mas todos que apreciam a boa comida, também levam em conta, a paisagem, a imagem de um prato ou de qualquer outra receitas que for… pois depois do primeiro contato com o prato em sí, vem o segundo contato que é o visual, para em seguida sentir o belo prazer do paladar !

Que tal dar sua opinião?

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos abrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*