O famoso bolinho de arroz

By: Rafael Vitoriano

23 de setembro de 2013

1 Comments

Provavelmente a origem do bolinho de arroz é o arancini, um “primo” italiano preparado com arroz arbóreo ou carnaroli (os mesmos usados no risoto). Da região da Sicilia, lá o bolinho é feito no formato de coxinha ou bolinha e normalmente recheado com queijo ou carne.

No Brasil, o bolinho de arroz é uma daquelas receitas que passam de mãe pra filha. E por ser tão popular, existem algumas variações. Seja com farinha de trigo ou farinha de rosca, recheado ou sem recheio, o bolinho de arroz é um petisco simples no preparo e ao mesmo tempo delicioso, sem contar que normalmente é feito com sobras de arroz de uma outra refeição.

Aqui em casa fazemos de duas maneiras diferentes, uma quando queremos rechear e outra mais rústica. No caso do bolinho de arroz recheado, usamos o liquidificador para deixar a “massa” mais cremosa. Já quando fazemos do modo “convencional”, é só o arroz de ontem cozido mesmo com ovo, farinha, sal e parmesão.

Não importa se é arroz fresco ou “de ontem”, só cuidado se ainda estiver quente, pois pode cozinhar o ovo quando for misturar e queimar a mão ao enrolar. A vantagem de usarmos o arroz do dia anterior é que provavelmente passou o dia na geladeira e os grãos estão mais durinhos. A massa para o bolinho comum deve ter uma consistência tal que nem seja necessário moldar com as mãos, mas sim com a própria colher, do jeito que pingar na frigideira é o formato do bolinho de arroz.

Você pode conferir a receita de bolinho de arroz recheado aqui no blog, lá disponibilizamos também o modo de preparo convencional, sem recheio. Depois volte e me conte o que achou!

1 Comentário

Que tal dar sua opinião?

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos abrigatórios estão marcados *

Você pode usar tags e atributos HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Curta a nossa página

mytaste.com.br